quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Geringonças sociais


Cuidado... donas de casa simpáticas, velhinhas inocentes... Cuidado mães de famílias cansadas e alguns senhores nus de preconceito.... Tenham cuidado, porque quando se abre a televisão, naquele serãozinho para descansar a cabeça, não pensar em mais nada, para viver aquele romance que nem sempre se tem nas próprias vidas, não é assim tão inocente.
Alguns filósofos chamam a Engenheiria Social o poder que as novelas têm para transformar, mudar e revolucionar os lares e as famílias e consequentemente a sociedade. Neste caso eu atrevo-me a chamar geringonça social - combina mais com os nossos ideológicos do poder.... 
Amanhã dia 1 de Fevereiro, dia essencial no debate sobre a Eutanásia, na AR, tem na sua véspera, portanto hoje, a seguinte cena da novela da SIC: uma senhora viúva, a tentar convencer, o irmão do falecido, porque optaram pela eutanásia... de repente há ali uma transfiguração da dignidade humana, em frases feitas, matar passou a ser bom (que p-e-r-i-g-o). Mas eu percebi que não era o cunhado, que aquela senhora estava a tentar convencer, era a mim, era a uma sociedade, era a todos nós.

Caso para dizer.... as novelas invadem tanto a nossa liberdade, que nem respeitam o dia de reflexão. 

PS: Cinco Bastonários da ordem dos médicos, o actual, José Manuel Silva, e os seus antecessores, assinaram uma carta contra a Eutanásia.Talvez seja mais prudente ouvir estes médicos, representantes dos médicos, do que as novelas. Just saying.

Sem comentários: