sexta-feira, 27 de novembro de 2015

"Pai perdoa-lhes porque não sabem o que fazem"

Todos os leitores que passam por aqui sabem a minha crença, não escondo, apesar de tentar não expor a minha intimidade, mas não resisti, este é um texto fruto da dor que sinto, um texto sobre a minha fé. Desculpem as minhas duras palavras, pois abusei delas.
__________________________________________________________________
 Na semana passada um tipo que se acha muito artista cometeu um sacrilégio (do latim sacrilegiu, violação ou profanação de algo considerado sagrado) contra a Igreja Católica, na verdade este espanhol, Abel Azcona atacou o grande tesouro da nossa Igreja, roubou (termo utilizado pelo próprio) hóstias consagradas para serem um elemento da sua exposição - não é preciso de explicar a grandeza da fé em relação este Sacramento, mas acreditamos estar ali o Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo, ou seja, por outras palavras este homem diz-nos que roubou e profanou o nosso Deus.

Se não fosse a minha boa educação, eu dizia a esse senhor, que se acha um artista mas não passa de um inapto, fruto do lixo que muitas vezes se autointitula arte contemporânea.
Sim Abel, não passas de um ignorante, na minha terra chamar-te-iam outra coisa e ainda te davam um bom par de chapadas! Precisaste de cometer um sacrilégio para chamar a atenção sobre a porcaria que fazes, deves ser muito bom artista (não sei até que ponto vai a tua imbecilidade mas isto é ironia), foi preciso de afetar milhões de crentes, de magoar o mais intimo da fé dos cristãos, para conseguires a tua fama? Convido-te a inscreveres-te na quinta das celebridades...
Leio, no teu Facebook, que tu estás revoltado connosco, mas que raio de liberdade é a tua, de cometeres um sacrilégio e ainda ficares revoltadinho por aqueles que se indignaram, sabes o que é gostar de alguém? então entende assim: se fossem a tua casa bater no teu pai ou na tua mãe, mas uma tareia de deixar no coma, ficavas chateado? Ficavas indignado? Espero que sim.
Entretanto percebi que tu não passas de um maricas, vá quero-te ver a cometer um sacrilégio contra Alá, ou mandares uma boquinha contra o Estado Islâmico! Tu não és um revolucionário, és um abusador da liberdade, um menino mimado, cria da nossa sociedade, filho da tolerância, filho da prostituta cultura vendida ao supérfluo e que tem uma necessidade de mostrar o que não têm. 
És um ingrato brincas com o Deus, o nosso Deus, o Deus que deu a liberdade à Europa, e que te deu a liberdade para mostrares o mau homem que és.
Já dizia G. K. Chesterton "A decadência da sociedade é louvada pelos artistas assim como a decadência de um defunto é louvada pelos vermes." Mas tu foste longe nesta máxima.
Acredita Abel, que apesar destas minhas palavras a única coisa que eu sinto por ti é pena, pena por viveres com ódio a Deus, pena por viveres nessa solidão, pois tu tens uma alma órfão, pena porque és um infeliz frustrado, mesmo que ainda não te tenhas apercebido disso, pena por seres um filho do pai da mentira, e sobretudo por seres um homem que não sabe o que é o amor de Deus.
Tenho mesmo pena de não sentires aquilo que sinto quando entro numa Igreja, quando rezo, quando me confesso, e sabes que mais apesar de eu condenar severamente o que fizeste, eu aprendi a perdoar-te, sim apesar do teres atingido a minha fé, o meu Deus, aquilo que é mais Sagrado para mim eu quero perdoar-te, foi Esse Mesmo Deus que tu meteste no chão que me ensinou a perdoar. 
O incrível neste acontecimento é que nos mostra a grandeza de Deus, no meio deste sacrilégio, no meio da dor dos católicos, Deus mostrou a fé de um povo, sim dizem que a nossa fé está em crise, mas com isto Deus mostrou a fé dos europeus, um abaixo assinado com 37557 assinaturas (também pode assinar Clique AQUI), os joelhos no chão de muitos homens e mulheres que passavam pela exposição, milhões de mensagens dos católicos de todo o mundo, a Santa Missa de desagravo do Arcebispo com centenas de pessoas, a concentração de jovens, vigílias noturna, incrível como somos muitos a acreditar em Ti, a lutar por Ti Meu Deus.

Deus no meio disto tudo mostrou que está vivo, Deus utilizou-se desta pobre alma, desta desgraça para dizer que precisa de nós do nosso amor e da nossa oração, dá que pensar, quantos sacerdotes dão a comunhão indevidamente? Quantos de nós deixamos Deus abandonado nas Igrejas? No Sacrário?  quantos de nós passamos por uma Igreja sem um olhar, sem uma genuflexão? Meu Deus perdão, perdão.
Deus utilizou-se disto para mostrar a sede que tem de nós homens e mulheres atarefados, para mostrar que está vivo, tenho a certeza que quando olhamos para as fotografias destes homens e destas mulheres de joelhos é impossível não acreditar que ali está Jesus no Seu Corpo, Sangue, Alma e Divindade. Que há gente que se converteu perante este sacrilégio.
Não será maior o mistério, maior a grandeza de Deus, mostrar que do mal pode tirar bem? Mais uma vez  Deus Humilha-Se.

2 comentários:

Francisco Vilaça Lopes disse...

Amen.

CM disse...

De facto, estou sem palavras!
Não dei conta desta noticia antes e que vergonha :(