sexta-feira, 13 de março de 2015

"Dear young people, let us not be satisfied with a mediocre life. Be amazed by what is true and beautiful, what is of God!” Pope Fracis

Hoje faz 2 anos que temos o Papa Francisco a guiar a nossa Igreja. Lembro-me tão bem daquele dia 13 de Março quando ouvimos o habemus Papam, e de repente ninguém conhecia o tal cardeal Jorge Mário Bergoglio, e ainda por cima escolheu o nome Francisco, era o primeiro Papa Francisco. Tímido mas com um sorriso disse-nos olá da janela de São Pedro, estava desconfortável, era notório, com o seu italiano de sotaque argentino, mal sabia o mundo que ali estava um dos grandes.
Por vezes pergunto-me como é que o Papa Francisco conquista tantas pessoas, e tantas pessoas afastadas da Igreja, só pela Graça de Deus.


Hoje li este artigo do jornalista americano John Allen:
What’s really miraculous about Pope Francis?
(tradução feita pelo: É o Carteiro)
"O enigma é este: como explicar o forte contraste entre o cardeal Jorge Mario Bergoglio da Argentina e o Papa Francisco de hoje?
Obviamente, o contraste não é absoluto.
Nos seus 15 anos de arcebispo de Buenos Aires, Bergoglio esteve comprometido com os pobres, tentou reacender o fogo missionário da Igreja, viveu uma vida de simplicidade evangélica. Tudo isso ele trouxe para o papado.
No entanto, há claramente uma diferença de estilo e personalidade, porque o Bergoglio da Argentina
jamais faria pensar nele como uma estrela de popularidade.
Enquanto cardeal raramente apareceu em público e quase nunca deu entrevistas formais.
Quando teve de aparecer no espaço público, os amigos acharam-no "tímido" e os críticos "chato".
Ninguém disse que ele tinha deslumbrado o mundo com o seu sorriso. De facto, é difícil encontrar uma foto com um Bergoglio radiante, antes da sua eleição, há dois anos.
Ele nunca foi a "máquina" de produzir "sound bites" que hoje o mundo vê. Ele era muito controlado, mais cauteloso, preferindo sempre actuar nos bastidores, e não à vista de todos.
Quando em abril de 2013 perguntei à irmã o que ela pensava desta mudança, Maria Elena Bergoglio, disse-me em tom de brincadeira: "Eu não reconheço esse tipo!"
A questão, portanto, é: o que é que aconteceu? Por natureza, não sou dado a tentar explicações sobrenaturais das coisas, sou muitas vezes céptico quando tais teses pairam por aí.
No entanto, seguindo Sherlock Holmes, que dizia que depois de termos eliminado o impossível,
aquilo que resta, por mais improvável, deve ser a verdade, acho que estamos perante um caso
em que é necessária uma explicação mística.
Vamos pôr a questão doutra maneira, o próprio Papa Francisco parece convencido de que há um fundo místico para o tipo de papa em que ele se tornou.
Eis um relato vindo de dentro que publico no meu livro e que toca no ponto:
"Durante o Natal de 2013, um veterano cardeal latino-americano que conhece Bergoglio há décadas
marcou audiência para ver o seu velho amigo em Santa Marta, o alojamento do Vaticano, onde o papa escolheu viver. (Ocupa o quarto 201, um quarto ligeiramente maior do que aquele em que ficou durante o conclave que o elegeu, e que tem espaço suficiente para o pontífice para receber onvidados confortavelmente).
O cardeal, que não quis ser identificado, disse que ele olhou para o Papa Francisco e, referindo-se à exuberância e espontaneidade que agora são marcas da sua imagem pública, disse-lhe à queima-roupa: "Tu não és o mesmo homem que eu conheci em Buenos Aires. O que é que te aconteceu?
De acordo com o cardeal, esta foi a resposta de Francisco: 'Na noite da minha eleição, eu tive uma experiência da proximidade de Deus que me deu uma grande sensação de liberdade interior e paz e essa sensação nunca mais me abandonou.' Por outras palavras, Francisco acredita que experimentou um milagre."