sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Porque hoje é sexta-feira

 
Como sabem estamos na Quaresma, e nestes 40 dias antes da Páscoa os católicos vivem alguns preceitos (podem ler aqui), entre eles a abstinência à sexta-feira.
Abstinência significa não comer carne, por isso durante as sextas-feiras da quaresma, dias que representam a Paixão do Senhor,  não se come carne.
Muitos comentam esta tradição, e por vezes fala-se de uma forma pouco verdadeira e pouco profundo, usa-se o argumento que nos dias de hoje não faz sentido, que o peixe é mais caro que a carne, que pode ser maior sacrifício comer carne do que peixe etc.. contudo a abstinência tem um maior significado, a abstinência faz parte do principio da unidade da Igreja e da universalidade (a palavra Católica significa Universal), para além da penitência em si, o não comer carne à sexta-feira de quaresma, acaba por unir milhões de crentes em todo o mundo, como nos une ao passado e perceber que também os santos, a Teresa de Ávila e o Francisco Xavier viveram esse pormenor, e que nesta época um crente na alemão e um crente americano têm esse pormenor... Lembro-me tão bem que nas minhas viagens durante a quaresma, a onde fosse e se ficasse a dormir em casa de católicos, respeitava-se a abstinência mesmo com culturas diferentes, e eu sentia-me unida: cor unum et anima unum.
Para ajudar nesta tradição vamos publicar no HEart todas as sextas-feiras durante a Quaresma uma receita de peixe ou uma receita vegetariana.
 

Sem comentários: