domingo, 30 de setembro de 2012

Lomography - Lomografia

Sabem quando vemos uma coisa gira mas decidimos não comprar por isto ou por aquilo? Porque é caro ou porque não vou usar ou porque ele já tem uma ou porque isto ou porque aquilo? E portanto decidimos namorá-la? 

Pois. 

Ando a namorar a Lomografia, assim no geral, sabem? Gosto tanto de todas as máquinas que não posso flirtar só com uma, tem de ser com todas!! 

Lomografia: "A arte de fotografar com uma Lomo consiste em fotografar ao acaso, de forma imprevisível. A Lomografia não é uma fotografia encenada, produzida; é uma fotografia do quotidiano."

Regras:
01 . Leva a tua Lomo onde quer que vás. 
02 . Usa-a a qualquer hora do dia ou da noite. 
03 . A Lomografia não interfere na tua vida, torna-se parte dela. 
04 . Aproxima-te o mais possível do objecto a fotografar, se assim o desejares. 
05 . Não penses …… lomografa. 
06 . Sê rápido. 
07 . Não precisas de saber antecipadamente o que fotografaste. 
08 . Nem depois. 
09 . Fotografa a qualquer ângulo. 
10 . Não te preocupes com quaisquer regras.


Lomo Action Sampler que eu já tenho: 
A Action Sampler é tipo o básico do básico! Mas tira fotografias tão giras...




Lomo Lomokino que eu gostava MESMO de ter:
(sem contar com as outras todos que eu quero!!)

Esta já não é  bem uma Lomo "normal", porque filma! Vejam aqui um dos filmes:





Lomo Diana tão gira que dói:

As Lomos Diana são um clássico!




Lomo Sardina DIY (não posso sequer acreditar, é brutal demais!):

Sim, eu sei que a máquina é branquinha e muito simples- é suposto! Nós fazemos o que quisermos com ela! Pintamos de cor de rosa, pomos brilhantinhos, fazemos desenhos aztec, ou só risquinhas. As fotografias ficam dentro deste género:




Como sabem, faço anos a 16 de Novembro.





Fotografias do site de Lomografia.

sábado, 29 de setembro de 2012

As conversas lá de casa

Põe-se de dedinho gordo em riste e com um ar muito entendido diz:

"Albdubrlwpw bfrtghuiplojefrs eijeir fijcaowsnmesprrs optusferaaal erabirfta mxpwowodueu  xqewiod wspowedocwopa,

NÃO É?"



Os Perfumes da Minha Vida

BVLGARI PETITS ET MAMANS


Um Perfume criado pela casa BVLGARI para que mamãs e bebés cheirassem ao mesmo. Descobri-o no 5º ano e recebi no meu aniversário. Um cheirinho maravilhoso, um perfume floral onde predomina a camomila e  que deixa um talco suave na pele. Calmante, relaxante, suave, uma fragrância sem álcool que cheira mesmo a bebés fofinhos, bem pentados e bem vestidos, e a mamãs queridas, em sintonia com as suas crias.

Foi o meu salto para os perfumes "de adulto". Quando larguei as colónias e passei a usar "perfume de frasco". Marca sem dúvida uma fase de transição e de crescimento. A passagem para um novo ciclo.

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Os sete desvirtuosos

Sim, era aquele. Era exatamente com aquele que eu me identificava, mesmo havendo outros. O certo era que, com este, eu me via e ao dia-a-dia do meu quarto. Este era aquele que finge que limpa, finge que arruma. Mas depois havia o que dorme, só dorme e sofre de preguicite aguda. E depois o que tem mau feitio. E depois o envergonhado e diz-se que só há vergonha quando nem tudo está nos conformes.


Das coisas que me ficaram na cabeça, depois de ver aquele filme, foi a cena em que um dos anões varre o pó da sala para debaixo do tapete. Era mini e muita coisa entrava sem aviso e assentava diretamente na cabeça – se os anõezinhos fazem, deve estar moralmente certo (!). Mas aquilo.. Nunca aceitei muito bem e quando pensava em fazê-lo, nas lides domésticas dos 13 anos, tinha um feeling que ainda ia acabar por sair caro e ter mais trabalho – varrer + levantar tapete + viver com o pó + desistir da ideia + sacudir tapete + voltar a varrer + ir buscar a pá + descasca.


Tenho pensado sobre isto. Não especificamente sobre os sete anõezinhos e as suas sete preguicites, que longe vai o tempo em que pensei ser a feliz contemplada com um trevo de 4 folhas e o pote de ouro. Mas aquele anão tem-me feito pensar. Pelas vezes em que arrumo mas não arrumo. As coisas dançam, saem dos sítios, são limpas, ganham um novo espaço, tudo! Mas continuam desarrumadas. 

E depois lembrei-me daquilo que, deliberadamente, desconhecia. Que nunca haverá arrumação, e entenda-se, ordem, se não há UM espaço inteligente para cada coisa e se cada coisa não tiver UM espaço próprio. E tem-me feito ganhar anos de vida. É chato, chatíssimo, nem imaginam (?). 

Ter que levar cada coisa para o seu sítio quando eu gosto tanto do verbo 'pousa aí'.

Mas dá-me anos de vida quando, ao precisar de qualquer coisa, sai um 'sei exatamente onde está'!

Passo em frente




Último dia de trabalho numa empresa onde me vi crescer.

2 anos. 

9% da minha vida.


Hoje é dia de nostalgia. 
Amanhã já podemos falar sobre isto.


Adeus P.

Hello V!


quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Almudi

Livros e filmes. Gosto muito mas têm o mesmo desafio: nem sempre se percebe se são bons (Bons) pelas capas, sinopse, comentários de café, trailers.

E é por isso que antes de ingressar em qualquer um dos dois, consulto este site. 

Dá uma conotação a vários níveis. Normalmente o que mais me interessa é a conotação da qualidade: com / sem inconvenientes, aconselhável / desaconselhável, etc.

É espanhol e requer os nomes originais dos livros ou dos filmes para fazer a pesquisa. Mas nunca me desiludi com os resultados!

P.S. Cheguei à conclusão que muitos livros que já tinha há muito tempo, e que tenho na prateleira, são bons para aquecer a casa no Inverno, dentro da lareira.

Seja muito bem vindo


Se acabou de chegar ao nosso espaço, sinta-se em casa. Puxe uma cadeira, traga uma chávena de café com leite e vamos conversar, rir, pensar em coisas sérias ou simplesmente divagar.


 Não pretendemos formatar cabeças mas aprender com essas cabeças e chegar a novas ideias: mais ousadas, mais à frente, mais nossas – suas e nossas porque este espaço também é seu.

Deixe-se ficar. Que bom é sabê-lo por aqui. Bem vindo!


quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Querida Sombra,

obrigada.

Pelos sustos que umas vezes me pregas
e pela companhia que outras vezes me fazes.

Parquimetros

Porque é que existem?
 
Porque é que Lisboa está cheia deles?
 
Porque é que são tão caros?
 
Porque é que há locais da cidade onde não há possibilidade de estacionar sem ser dar de caras com suas excelências em todos os cantos?
 
Estas e outras perguntas ecoam na minha cabeça hoje e outros dias, mas hoje, depois de ter colocado 3 euros num, e de ter chegado 7minutos depois da hora de terminar, e ter visto "o envelope" (ah maldito...), estou que não posso...
 
 
 
 

Makeup de todos os dias e de poucos minutos

Passada a primeira semana de trabalho percebi a importância de cada minuto desde que acordo até que saio de casa.

E de facto...
Pode acontecer TANTO em tão poucos minutos!

Como não sou capaz de sair de casa sem pôr maquilhagem - simples mas cuidada - tenho batido records diários na gestão desta fase matinal.

E porque hoje em dia o TEMPO é coisa que não temos,
 
e porque este é um blog de mulheres CUIDADAS e que procuram estar ARRANJADAS,
 
e porque adoro o tema,
 
aqui ficam as minhas sugestões e o que uso todos os dias.

NOTA: pessoalmente, não gasto dinheiro em maquilhagem baratuxa (exceto se for boa e estiver com descontos), porque já sei que depois ou fica mal, ou sai depressa, ou faz alergias. E como a boa maquilhagem dura muito, acabo por tê-la durante mais tempo e fazê-la render.


1.º Creme de cara Lierac (para hidratação e potenciação da maquilhagem posterior)


2.º Base líquida Lierac



3.º Eyeliner Sephora



4.º Blush Estée-Lauder ou Guerlain








5.º Iluminador Estée-Lauder



6.º Corretor sobrancelhas
 




7.º Rimel Bourjois


 
 
8.º Batom
 
                                                                      Dado pelo meu querido noivo :)



Ideias originais, tão originais! 
Encontrei, neste blog uma ideia para personalizar a casa/quarto. Frases inspiradoras, que dão o ar de família mal se entra. Cá para nós, acho que não tem que se ir à Culto Decor para se escrever estas coisas, basta comprar o material:

 

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Post title

Eram amigos de uma vida ou de há poucos minutos. Não os deixava descansar, nem quando saía para dar uma volta. Afinal, não se sabia quando podia aparecer um tempo de espera, de impaciência. Gostava deles com pó, manchas de café, bem marcados no canto das páginas. Gastos e vividos. Aprendera que nem sempre as capas atraentes eram um preview do que se ia passar, muitas vezes eram fogo de vista.

Sonhava com uma casa em que existisse uma grande estante, cheia deles. E um escada bem alta, de madeira, para se lançar de um lado para o outro à procura do livro certo e, por fim, escolher aquele que já tinha lido várias vezes mas que em cada fase da vida, marcara de forma diferente.

Os livros mais gastos, eram esses os seus preferidos. Os que se via, à distância, que muitas eram as mãos que os tinham folheado. Vidas que neles se tinham apoiado, para uma nova esperança, para aprender diferentes formas de encarar desafios ou só para mudar o chip do dia.

E aquelas marcas?
Deixavam a curiosidade própria de quem quer saber mais: o que fez esta pessoa marcar o livro nesta página? Seria uma mãe de filhos, que parou porque era hora de preparar os filhos para a cama? Seria um homem do campo, que fazia os seus 10 minutos de leitura diária antes de dar início a mais um dia de trabalho? Seria uma criança, que marcou a página porque quis pensar no que acabara de ler? Teria sido ela quando, ao lê-lo pela primeira vez, percebeu que existiam outras formas de viver para além da sua?

Eram muitas as hipóteses. E ainda mais os livros.
Sim, um dia teria a sua estante e a sua escada.








domingo, 23 de setembro de 2012

Campismo em casa

Estão a ver aquelas tendas, relativamente grandes, que dão à vontade para 3/4 pessoas?
 
Pois... tenho uma em casa... ideias do meu marido, que ofereceu ao nosso filho mais velho no seu aniversário, e há uma semana está montada no quarto dos rapazes.
 
Tivemos de criar regras, só podem lá dormir ao fim de semana. Caso contrário era festa todos os dias! Quanto mais aprecio a ordem, a boa decoração, uma casa arrumadinha e agradável, mais a minha casa se transforma num acampamento...
 
Mãe sofre...
 
Uma vez ouvi dizer que casa arrumada não é compatível com crianças pequenas, tranquiliza-me lembrar-me disto, não escondo, mas logo a seguir penso também em muitas casas com filhos pequenos que teimam em estar arrumadinhas quando as visitamos... Bolas, e mais bolas... quando se passa mais tempo em casa como hoje por exemplo é um terror de desarrumação! Penso mesmo que se viesse cá a casa o Papão, ou outro qualquer personagem de terror, fugia de medooooo.
 
É claro que depois, muito negociada e com alguma voz "mais forte" à mistura, vem a tão esperada arrumação. As carinhas mudam o semblante, deixam de sorrir, a agitação motora lentifica-se brutalmente, e muito estimulados, (aliciados mesmo por gomas e chupas que eu hoje já estava por tudo e eu aqui em casa sou simplesmente uma mãe), lá começam a sua saga.
 
A casa arrumada pacifica-me, deixa-me mais tranquila e "ordenada". A Ordem de facto, é muito útil às mães de Família!
 
 

Os Perfumes da Minha Vida



Johnson's Baby Colónia

A Fragrância Antiga

Hoje em dia esta fragrância já não pode ser encontrada. A marca decidiu alterar o aroma, infelizmente, e nunca mais pude cheirar a minha infância.

Mas não é preciso. Basta-me fechar os olhos e lembro-me exactamente do cheiro a lavanda, fresco, que ao longo do dia se ia transformando num talco de bebé suuuuper agradável.
Também havia o frasco azul e o verde, e ainda me lembro bem desses cheiros que igualmente deixaram de existir.

Antes de sair de casa, depois do banho, por cima da farda...e toda a Família usava e abusava. 
Uma colónia que, para mim, cheira a dias felizes, sem preocupações; cheira a estar bem vestida e bem penteada, ao colégio, a passeios em Sintra, a férias de Verão cheias de sol, mar e muita risada. Cheira ao quarto que tinha em casa dos meus pais, a mim.

E cheira sem dúvida a pureza, inocência e a um mundo de criança que já foi...Àquele lugar seguro onde secretamente tantas vezes nos vamos refugiar.

(Quando a venda foi descontinuada e o aroma alterado, lembro-me de andar por Portugal à procura do stock antigo e de ter encontrado em Évora os 3 últimos exemplares...)

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Manual de Bioética para Jovens

Foi na passada quarta feira, na Livraria Ferrin no Chiado, que foi lançado em Lisboa o Manual de Bioética para Jovens.
Com a presença da Professora de Bioética da Universidade Nova de Lisboa Marta Mendonça e do Advogado António Lobo Xavier, cujos nomes dispensam apresentações, foi dado a conhecer uma obra simples, mas de conteúdo importantissimo para a Sociedade Portuguesa.
Apresentado de forma clara e esclarecedora, os oradores conseguiram o que se pretende com a apresentação de um Livro, que os presentes o queiram adquirir e ler ou mesmo "devorar".


Eis um livro que pode e deve ser lido não só por jovens, mas também por Pais, Educadores, Professores, Médicos, Avós, Comunidade Científica, e todo o público em geral, que queira aprofundar conhecimento em áreas como o Aborto, a Eutanásia, a Procriação Medicamente Assistida, entre outros.
Eis uma útil ferramenta de trabalho, eis um óptimo auxílio educativo.
Eis ainda uma notícia pouco habitual nos tempos que correm: É GRATUITO! Por isso "corram" a apanhá-lo, e divulguem por todo o lado esta pequena maravilha.

Ai

"Atualmente, uma em cada cinco crianças, é chinesa".

Quer dizer que se tiveres cinco filhos, um é chinês?
Tenho que aprender a gostar de chop suey.

O título pode ser "Post do dia 21"?


Pensas demais. Não estás a viver a tua vida, estás a pensá-la. Racionalizas cada passo que dás, qual é a espontaneidade? Pensas demais. Qual é o mal se é pouco intenso? Qual é o mal se não tens tempo? Constróis uma estrada que não sabes se é a tua e sentes que, pedra sobre pedra, és só tu que a percorres. A estrada é tua. A vida é tua. Quem queres contigo? Estás a pensar sobre isso?

Pensas demais. A culpa é tua se acordas às 5h30 sem sono. A culpa é tua, porque não te impedes de pensar e repara como pensas sempre a pior perspetiva. As coisas correm bem, és tu quem vive o momento certo, só não encontraste ainda quem constrói estradas paralelas à tua. Eles existem e olham para ti com a condescendência de quem sabe o que pensas, conhecem essa cara que fazes a uma hora certa da manhã e sabem que há um momento em que, sem sentires que acomodaste, esta vida te faz feliz. O teu problema é que, enquanto não se dá a transformação, vais continuar a pensar e pensar e pensar e nunca vais conseguir ver esse assentar como uma não-acomodação.

E terás de mudar. Sabes isso, não sabes? Mas estás tão ancorada a um mundo - farás realmente parte dele? - de adaptação fácil e redes que te prendem irresistivelmente, porque preferes, não tu especificamente mas essa raça que conheces, um dia atrás do outro, um arrastar biográfico sem grande esforço, de dias que correm como gotas de água presas num fio. Lembras-te? Também a esse mundo foste incapaz de uma entrega, vê o teu próprio desconforto numa cadeira, já não tinhas posição. Lembras-te? Mudas a cada esquina e o que queres é tanto e tudo, que não andas em frente, a tua vida é uma sucessão de curva-contra-curvas.

Qual é o problema!? É que o teu tempo é o mesmo de toda a gente, mas demoras muito mais a chegar a algum lado.
E o esforço é muito maior.

(by VB, gosto tanto)

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Parabéns Cate!

We are those..


Sabemos que vais passar por..



E se tiveres que passar pela rotunda do Marquês de Pombal, não desesperes e pensa:



Porque vais ter um bolo assim fashion, como este e como tu, à tua espera:
















MUITOS PARABÉNS!!!!!!


Post title


Era disso que ela gostava. Quando o tempo começava a esfriar, quando as folhas já não estavam tão agarradas às saias da mãe, quando anoitecia mais cedo. Gostava de sentir que ia sair de casa para o frio, que ia pôr o cachecol, as luvas. Que ia ter o frio por companhia e que ia ter que dar uma corridinha para apanhar o autocarro antes que começasse a chover. Gostava da ideia de nariz frio, de mãos nos bolsos, de respiração fumegante. Gostava dos fins de semana com lareira, eram os melhores. Em que a preguiça era muita para ir dançar e que a dança se fazia no parlapier com as amigas, com a família, com quem aparecia. Quando começava a chuva lá fora, era hora de ir buscar uma manta, um chá e deixar-se perder nas ideias, considerações e projetos. A música baixinha, mas suficiente para encher a casa, o ritmo do violino que acompanhava as gotas de chuva. Enquanto as árvores dançavam ao som do vento, enquanto o frio era sempre um bom tema de conversa, enquanto o calor era feito das relações humanas. Era disso que ela gostava. Eram esses dias que a deixavam com saudades.

...


Esperar não é perder tempo. Esperar é tempo.
É tempo que se transforma em sabedoria.

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Can't move the mountains for you


Cold is the water
It freezes your already cold mind
Already cold, cold mind
And death is at your doorstep
And it will steal your innocence
But it will not steal your substance

But you are not alone in this
And you are not alone in this
As brothers we will stand and we'll hold your hand
Hold your hand

And you are the mother
The mother of your baby child
The one to whom you gave life
And you have your choices
And these are what make man great
His ladder to the stars

But you are not alone in this
And you are not alone in this
As brothers we will stand and we'll hold your hand
Hold your hand

But I will tell the night
And Whisper, "Lose your sight"
But I can't move the mountains for you

We Hear


Lembra-me as músicas irlandesas, muita dança em cima das mesas, sapateado e boa disposição.
E depois.. acordar!

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Os Perfumes da Minha Vida...por enquanto


A vida é vivida e recordada, antes de tudo, pelos sentidos.
E, no que toca a recordações, para mim dois assumem particular relevo: o olfacto e a audição.
Basta um cheiro, uma música, e um fechar de olhos para ser automaticamente levada para um lugar que é distante no tempo, mas próximo no coração.

Proponho-me, para já, falar-vos dos perfumes da minha vida e da história que está por detrás de cada um, as memórias que evocam, os sítios para onde me transportam.
Um "to be continued" em modo de compromisso concreto: um calendário para todas estas histórias.

Johnson's baby. A antiga fragrância.
22 Setembro



Petit Cheri e S3 da Legrain
23 Setembro



Bvlgari Petits et Mamans
27 Setembro


Calvin Klein Eternity
27 Setembro






 
Os Hermés da minha vida
30 Setembro




L'Eau D' Issey, Issey Miyake
2 Outubro




Blue, Ralph Lauren
7 Outubro





Rive Gauche, Yves Saint Lauren
10 Outubro


Yvresse, Yves Saint Lauren
O meu de sempre.
15 de Outubro