domingo, 18 de novembro de 2012

LOUCOS HUMANOS


    Ao contrário do que se tende a pensar, existe uma loucura que é salutar, na medida em que é não seguir a norma. É uma loucura positiva! É não ir atrás do que o outro diz, pensa ou faz. É ter a sua própria conduta e não deixar que esta se afecte pela a conduta alheia. É, pois, ter a fortaleza de dizer não e não agir contrariamente à consciência.

    Como diz Paulo Geraldo, o fraco foge daquilo que é difícil e árduo, alimenta-se daquilo que recebe dos outros; ama o que é fácil e cómodo. O homem nobre - continua - enfrenta as dificuldades, não tem receio de ir contra a corrente.

     É isto que eu considero ser a verdadeira loucura; a grandeza da loucura da vida corrente; uma loucura sã que obriga a não nos humilharmos, a expressarmos o que queremos, somente porque queremos e podemos!


    Tal é o exemplo da dança que, por si só, é manifestação de uma loucura tal, uma vez que o corpo sai da norma do dia-a-dia e se expressa livremente. Aqui, reside uma imensa dimensão de loucura que é positiva, porque nos apraz dançar e faz-nos bem. Ponto final!

Sem comentários: