quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Consumidor final

Mas porque é que em 80% dos restaurantes e cafés nos quais pedimos uma factura a mesma vem com a designação "consumidor final", alguém me explica?
Sinceramente não percebo, aliás é irritante mesmo, uma vez que as mesmas assim não servem para nada...
Se pedimos então de outra forma, sem o tal "consumidor final" é uma complicação, porque já emitiram factura, porque só o gerente é que pode passar, porque não sabem fazer... E entretanto a fila atrás de nós prolonga-se e os olhos das pessoas arregalam-se...
Desisto às vezes... e hoje desisti.
 
 
 
 
 
 
 
 
Isto não quer dizer que amanhã não volte à luta, sim? O meu nome afinal NÃO É "consumidor final" :)

4 comentários:

alexandrachumbo disse...

eu sei, eu sei, devia ter colocado uma imagem... as minhas desculpas!

Anónimo disse...

Como eu compreendo!!!! Peço SEMPRE factura e é sempre um filme daqueles... Só que nunca desisto! E nas bombas de gasolina, com carros atrás de mim!?? heheehe

Anónimo disse...

este país é uma vergonha, e esta é mais uma prova disso, temos um longo caminho a percorrer e muita coisa a mudar para sermos um país desenvolvido. Gostaria de responder à sua pergunta, mas sinceramente não sei de onde vem essa designação. Espero que algum leitor mais sábio nos possa dar a resposta.

Maria disse...

Meus queridos, eu vou explicar rapidamente e (espero) de forma compreensível: tem a ver com o IVA!!!! E está tudo legal, não se preocupem! O que se passa é que estas facturas não são dirigidas a negociantes (vendedores de bens ou prestadores de serviços) e não conferem direito à dedução do IVA contido na factura e, por isso, é que vêm em nome de "consumidor final". Podem ser facturas na mesma, mas não ter o nº de contribuinte porque este é um consumidor final, ou seja, um não-sujeito passivo de IVA. Podemos dizer simplisticamente que o IVA é o custo das transacções suportado pelo consumidor final e, por isso, acaba ali a cadeia de dedução do IVA. Enfim! Mais podia dizer, mas sei que não me vão ler e já estão a bocejar....