segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

E foram felizes para sempre

Inspirada pelos comentários cinéfilos anteriores, pus-me a pensar nos filmes cor-de-rosa. São aqueles filmes sobre o príncipe que percorre meio mundo em busca da princesa, sobre a rapariga que sabe dançar como ninguém mas que não vê o seu talento reconhecido, ou sobre a menina órfã que é a eterna escrava da madrasta. 

São aqueles filmes que, quando acabam, deixam a nossa imaginação a criar toda uma continuação - também muito feliz, com certeza - da história dos pombinhos que se encontraram, da dançarina que é agora uma estrela mundial, ou da criança cujo pai entretanto voltou da viagem prolongada e encheu de mimos. E são aqueles filmes que têm, sempre, uma ou duas frases, intensas e sonantes, que deixam os homens a pensar "Como é que ele se lembrou de lhe dizer aquilo?" e as mulheres a pensar "Quem me dera ouvir isto!".

"Love means never having to say you're sorry". Amar significa nunca ter que pedir desculpa. Esta frase foi dita no filme "Love Story", e é talvez das frases mais elegantemente falsas que eu conheço. Foi, por isso, com alegria, que constatei que a este cliché elegante se seguiram contestações famosas: Ryan O'Neal disse "That's the dumbest thing I've ever heard", Lisa Simpson (porque há desenhos animados que sabem mais do que algumas pessoas) disse "No it doesn't", Warren Ellis disse "Hate means never having to say you're sorry",  e John Lennon disse "Love means having to say you're sorry every fifteen minutes".

Na verdade, amar significa reconhecer os erros de cada dia, significa aprender o significado prático da humildade, significa não desistir de crescer e melhorar constantemente. E, nesse caminho, pedir desculpa - seja à amiga, seja ao namorado, seja ao marido, seja ao filho, seja a um desconhecido - é algo que é necessário e que não nos diminui enquanto pessoas. Apenas demonstra a sabedoria de quem se sabe imperfeito mas não se acomoda a essas imperfeições. A mesma sabedoria que nos faz dizer, quando vemos um filme cor-de-rosa, que aquela história vai ter um final feliz. 

1 comentário:

CarminhoKopkeTúlio disse...

Gostei imenso!